ATA DA PRIMEIRA SESSÃO EXTRAORDINÁRIA DA SEGUNDA SESSÃO LEGISLATIVA EXTRAORDINÁRIA DA DÉCIMA SEGUNDA LEGISLATURA, EM 05.01.1998.
Aos cinco dias do mês de janeiro do ano de mil novecentos e noventa e oito reuniu-se, no Plenário Otávio Rocha do Palácio Aloísio Filho, a Câmara Municipal de Porto Alegre. Às quinze horas e quinze minutos foi realizada a chamada, sendo respondida pelos Vereadores Adeli Sell, Anamaria Negroni, Antônio Losada, Carlos Garcia, Cláudio Sebenelo, Clênia Maranhão, Clovis Ilgenfritz, Cyro Martini, Décio Schauren, Eliseu Sabino, Elói Guimarães, Fernando Záchia, Gerson Almeida, Guilherme Barbosa, Hélio Corbellini, Isaac Ainhorn, João Carlos Nedel, João Dib, João Motta, José Valdir, Juarez Pinheiro, Lauro Hagemann, Luiz Braz, Maria do Rosário, Nereu D’Ávila, Paulo Brum, Pedro Américo Leal, Pedro Ruas, Reginaldo Pujol, Renato Guimarães, Sônia Santos e Tereza Franco. Constatada a existência de "quorum", o Vereador Reginaldo Pujol, 2º Vice-Presidente da Câmara Municipal de Porto Alegre, presidindo a Sessão, declarou abertos os trabalhos e designou como Secretário "ad hoc" o Vereador Juarez Pinheiro. Após, registrou as presenças do Senhor Raul Pont, Prefeito Municipal de Porto Alegre, do Senhor José Fortunati, Vice-Prefeito Municipal de Porto Alegre, e do Desembargador Cacildo de Andrade Xavier, Presidente em exercício do Tribunal de Justiça do Estado do Rio Grande do Sul, convidando-os a integrarem a Mesa dos trabalhos. Ainda, como extensão da Mesa, foram registradas as presenças do Senhor Rogério Favreto, Procurador-Geral do Município de Porto Alegre, e do Jornalista Mário Emílio de Menezes, representante da Associação Rio-Grandense de Imprensa - ARI. Em continuidade, face à renúncia dos Vereadores Clovis Ilgenfritz, Isaac Ainhorn, Paulo Brum, Guilherme Barbosa e Carlos Garcia, respectivamente, aos cargos de Presidente, 1º Vice-Presidente, 1º, 2º e 3º Secretários da Câmara Municipal de Porto Alegre, o Senhor Presidente prestou esclarecimentos acerca dos artigos 13 e 14 do Regimento, informando que a eleição para os cargos vagos é nominal, exigindo maioria absoluta e sendo efetuada cargo a cargo. Em continuidade, após consulta ao Plenário, o Senhor Presidente registrou o recebimento de indicação dos Líderes do Partido dos Trabalhadores, do Partido Democrático Trabalhista, do Partido Trabalhista Brasileiro, do Partido Socialista Brasileiro e do Partido da Frente Liberal, propondo o nome do Vereador Luiz Braz para o cargo de Presidente da Câmara Municipal de Porto Alegre, a qual foi aprovada por vinte e cinco votos SIM e cinco ABSTENÇÕES, tendo votado Sim os Vereadores Adeli Sell, Antônio Losada, Carlos Garcia, Clovis Ilgenfritz, Cyro Martini, Décio Schauren, Eliseu Sabino, Elói Guimarães, Gerson Almeida, Guilherme Barbosa, Hélio Corbellini, Isaac Ainhorn, João Motta, José Valdir, Juarez Pinheiro, Lauro Hagemann, Luiz Braz, Maria do Rosário, Nereu D’Ávila, Paulo Brum, Pedro Ruas, Reginaldo Pujol, Renato Guimarães, Sônia Santos e Tereza Franco e tendo optado pela Abstenção os Vereadores Clênia Maranhão, Fernando Záchia, João Carlos Nedel, João Dib e Pedro Américo Leal. Na ocasião, face à Questão de Ordem suscitada pelo Vereador Nereu D’Ávila, o Senhor Presidente prestou esclarecimentos acerca do processo de votação para o preenchimento de cargos da Mesa Diretora. A seguir, o Vereador Reginaldo Pujol, presidindo a Sessão, declarou empossado no cargo de Presidente da Câmara Municipal de Porto Alegre o Vereador Luiz Braz, convidando Sua Excelência a assumir a presidência dos trabalhos. Também, foi apregoado Ofício do Vereador Reginaldo Pujol, contendo o termo da renúncia de Sua Excelência ao cargo de 2º Vice-Presidente da Câmara Municipal de Porto Alegre, declarando-se vago o referido cargo. Em continuidade, o Senhor Presidente, após consulta ao Plenário, registrou o recebimento de indicação dos Líderes do Partido dos Trabalhadores, do Partido Democrático Trabalhista, do Partido Trabalhista Brasileiro, do Partido Socialista Brasileiro e do Partido da Frente Liberal, propondo o nome do Vereador Clovis Ilgenfritz para o cargo de 1º Vice-Presidente da Câmara Municipal de Porto Alegre, a qual foi aprovada por vinte e cinco votos SIM e seis ABSTENÇÕES, tendo votado Sim os Vereadores Adeli Sell, Antônio Losada, Carlos Garcia, Clovis Ilgenfritz, Cyro Martini, Décio Schauren, Eliseu Sabino, Elói Guimarães, Gerson Almeida, Guilherme Barbosa, Hélio Corbellini, Isaac Ainhorn, João Motta, José Valdir, Juarez Pinheiro, Lauro Hagemann, Luiz Braz, Maria do Rosário, Nereu D’Ávila, Paulo Brum, Pedro Ruas, Reginaldo Pujol, Renato Guimarães, Sônia Santos e Tereza Franco e tendo optado pela Abstenção os Vereadores Cláudio Sebenelo, Clênia Maranhão, Fernando Záchia, João Carlos Nedel, João Dib e Pedro Américo Leal. Após, o Senhor Presidente declarou empossado no cargo de 1º Vice-Presidente da Câmara Municipal de Porto Alegre o Vereador Clovis Ilgenfritz. Na ocasião, como extensão da Mesa, foram registradas as presenças do Senhor Clóvis Vaz, Presidente do Rotary Club de Porto Alegre - Nordeste; do Senhor Roberto Machado da Silva, Presidente da Associação dos Táxis-Lotação de Porto Alegre; dos Senhores Milvo Luis Bortoloto, Ester Dias de Oliveira e Paulo Roberto Sheffer, representantes da Associação dos Táxis-Lotação de Porto Alegre; do Senhor Sérgio Machado da Costa, representante da Refinaria Alberto Pasqualini; do Senhor Guilherme Leipnitz, representante do Comércio Varejista de Produtos Farmacêuticos no Rio Grande do Sul; do Senhor Vanderlei Peçanha, representante do Lions Club Internacional; do Senhor Luiz Felipe Magalhães, ex-Presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, Seção Rio Grande do Sul; da Senhora Ana Paula Motta Costa, Presidenta da Fundação de Educação Social e Comunitária; da Senhora Clarisse Copeti, representante da Secretaria de Planejamento Municipal. Em continuidade, o Senhor Presidente, após consulta ao Plenário, registrou o recebimento de indicação dos Líderes do Partido dos Trabalhadores, do Partido Democrático Trabalhista, do Partido Trabalhista Brasileiro, do Partido Socialista Brasileiro e do Partido da Frente Liberal, propondo o nome do Vereador Isaac Ainhorn para o cargo de 2º Vice-Presidente da Câmara Municipal de Porto Alegre, a qual foi aprovada por vinte e cinco votos SIM e seis ABSTENÇÕES, tendo votado Sim os Vereadores Adeli Sell, Antônio Losada, Carlos Garcia, Clovis Ilgenfritz, Cyro Martini, Décio Schauren, Eliseu Sabino, Elói Guimarães, Gerson Almeida, Guilherme Barbosa, Hélio Corbellini, Isaac Ainhorn, João Motta, José Valdir, Juarez Pinheiro, Lauro Hagemann, Luiz Braz, Maria do Rosário, Nereu D’Ávila, Paulo Brum, Pedro Ruas, Reginaldo Pujol, Renato Guimarães, Sônia Santos e Tereza Franco e tendo optado pela Abstenção os Vereadores Cláudio Sebenelo, Clênia Maranhão, Fernando Záchia, João Carlos Nedel, João Dib e Pedro Américo Leal. Após, o Senhor Presidente declarou empossado no cargo de 2º Vice-Presidente da Câmara Municipal de Porto Alegre o Vereador Isaac Ainhorn. Na ocasião o Senhor Presidente solicitou ao Vereador Isaac Ainhorn que secretariasse os trabalhos, em substituição ao Vereador Juarez Pinheiro, e registrou as presenças de representantes de Clubes de Mães de Porto Alegre; do Senhor Zalmir Schwartzmann, Presidente do Sindicato da Indústria da Construção Civil - SINDUSCON; da Mãe Helena e do Pai Marçal, representantes de cultos afrobrasileiros. Em continuidade, o Senhor Presidente, após consulta ao Plenário, registrou o recebimento de indicação dos Líderes do Partido dos Trabalhadores, do Partido Democrático Trabalhista, do Partido Trabalhista Brasileiro, do Partido Socialista Brasileiro e do Partido da Frente Liberal, propondo o nome do Vereador Juarez Pinheiro para o cargo de 1º Secretário da Câmara Municipal de Porto Alegre, a qual foi aprovada por vinte e quatro votos SIM e sete ABSTENÇÕES, tendo votado Sim os Vereadores Adeli Sell, Anamaria Negroni, Antônio Losada, Clovis Ilgenfritz, Cyro Martini, Décio Schauren, Eliseu Sabino, Elói Guimarães, Gerson Almeida, Guilherme Barbosa, Hélio Corbellini, Isaac Ainhorn, João Motta, José Valdir, Juarez Pinheiro, Lauro Hagemann, Luiz Braz, Maria do Rosário, Nereu D’Ávila, Paulo Brum, Reginaldo Pujol, Renato Guimarães, Sônia Santos e Tereza Franco e tendo optado pela Abstenção os Vereadores Carlos Garcia, Cláudio Sebenelo, Clênia Maranhão, Fernando Záchia, João Carlos Nedel, João Dib e Pedro Américo Leal. Após, o Senhor Presidente declarou empossado no cargo de 1º Secretário da Câmara Municipal de Porto Alegre o Vereador Juarez Pinheiro. Ainda, registrou as presenças do Senhor Airton Zaffari; do Senhor Miguel Gomes, Vice-Presidente da União Brasileira dos Estudantes Secundaristas - UBES; do Senhor João Verle, Diretor-Geral do Departamento Municipal de Habitação - DEMHAB. Em continuidade, o Senhor Presidente, após consulta ao Plenário, registrou o recebimento de indicação dos Líderes do Partido dos Trabalhadores, do Partido Democrático Trabalhista, do Partido Trabalhista Brasileiro, do Partido Socialista Brasileiro e do Partido da Frente Liberal, propondo o nome do Vereador Paulo Brum para o cargo de 2º Secretário da Câmara Municipal de Porto Alegre, a qual foi aprovada por vinte e cinco votos SIM e cinco ABSTENÇÕES, tendo votado Sim os Vereadores Adeli Sell, Anamaria Negroni, Antônio Losada, Carlos Garcia, Clovis Ilgenfritz, Cyro Martini, Décio Schauren, Eliseu Sabino, Elói Guimarães, Gerson Almeida, Guilherme Barbosa, Hélio Corbellini, Isaac Ainhorn, João Motta, José Valdir, Juarez Pinheiro, Lauro Hagemann, Luiz Braz, Maria do Rosário, Nereu D’Ávila, Paulo Brum, Reginaldo Pujol, Renato Guimarães, Sônia Santos e Tereza Franco e tendo optado pela Abstenção os Vereadores Clênia Maranhão, Fernando Záchia, João Carlos Nedel, João Dib e Pedro Américo Leal. Após, o Senhor Presidente declarou empossado no cargo de 2º Secretário da Câmara Municipal de Porto Alegre o Vereador Paulo Brum. Ainda, registrou as presenças do Senhor Cláudio Zaffari; da Senhora Élida Messias Ferreira, Presidenta do Lar Santo Antônio dos Excepcionais; do Senhor Jorge Alberto Dias, representante do Partenon Tênis Clube; do Senhor Vítor Delameia; do Senhor Luiz Augusto Braga, Juiz da 2ª Vara da Fazenda; do Senhor Jorlton Viana dos Santos. Em continuidade, o Senhor Presidente, após consulta ao Plenário, registrou o recebimento de indicação dos Líderes do Partido dos Trabalhadores, do Partido Democrático Trabalhista, do Partido Trabalhista Brasileiro, do Partido Socialista Brasileiro e do Partido da Frente Liberal, propondo o nome do Vereador Reginaldo Pujol para o cargo de 3º Secretário da Câmara Municipal de Porto Alegre, a qual foi aprovada por vinte e quatro votos SIM e seis ABSTENÇÕES, tendo votado Sim os Vereadores Adeli Sell, Anamaria Negroni, Antônio Losada, Carlos Garcia, Clovis Ilgenfritz, Cyro Martini, Décio Schauren, Eliseu Sabino, Elói Guimarães, Gerson Almeida, Guilherme Barbosa, Hélio Corbellini, Isaac Ainhorn, João Motta, José Valdir, Juarez Pinheiro, Lauro Hagemann, Luiz Braz, Maria do Rosário, Paulo Brum, Reginaldo Pujol, Renato Guimarães, Sônia Santos e Tereza Franco e tendo optado pela Abstenção os Vereadores Cláudio Sebenelo, Clênia Maranhão, Fernando Záchia, João Carlos Nedel, João Dib e Pedro Américo Leal. A seguir, o Senhor Presidente declarou empossado no cargo de 3º Secretário da Câmara Municipal de Porto Alegre o Vereador Reginaldo Pujol. Ainda, o Senhor Presidente registrou as presenças da Senhora Iara Neves; da Senhora Deusetite dos Santos, Coordenadora do Conselho Municipal de Clubes de Mães; da Senhora Ronalda Salermo; da Senhora Cláudia Brito, Procuradora-Geral do Município de Ivoti. Às dezesseis horas e doze minutos, os trabalhos foram suspensos, nos termos regimentais, tendo sido retomados às dezesseis horas e trinta e sete minutos, constatada a existência de "quorum". Após, foi apregoado Ofício firmado pelos Vereadores Gerson Almeida e Guilherme Barbosa, contendo o termo de renúncia de Suas Excelências à condição de membros titulares da Comissão Representativa, e a indicação do nome do Vereador Lauro Hagemann para assumir a titularidade nesta Comissão. Em continuidade, o Senhor Presidente procedeu à leitura da chapa única para a Segunda Comissão Representativa da Décima Segunda Legislatura, a qual foi aprovada em votação simbólica, sendo eleitos os seguintes Vereadores: Adeli Sell, Anamaria Negroni, Carlos Garcia, Clovis Ilgenfritz, Eliseu Sabino, Fernando Záchia, Isaac Ainhorn, João Dib, José Valdir, Juarez Pinheiro, Lauro Hagemann, Luiz Braz, Maria do Rosário, Nereu D’Ávila, Paulo Brum, Reginaldo Pujol e Renato Guimarães, Titulares, e Antonio Hohlfeldt, Antônio Losada, Cláudio Sebenelo, Clênia Maranhão, Cyro Martini, Décio Schauren, Elói Guimarães, Gerson Almeida, Guilherme Barbosa, Hélio Corbellini, João Carlos Nedel, João Motta, Pedro Américo Leal, Pedro Ruas, Sônia Santos e Tereza Franco, Não-Titulares. Na ocasião, face às Questões de Ordem suscitadas pelos Vereadores João Carlos Nedel, Maria do Rosário e Fernando Záchia, o Senhor Presidente prestou esclarecimentos acerca da proporcionalidade partidária observada na Segunda Comissão Representativa, ora eleita. Após, foram apregoados os seguintes Ofícios: do Vereador João Dib, contendo o termo de renúncia de Sua Excelência à condição de membro da Comissão de Constituição e Justiça; do Vereador José Valdir, contendo o termo de renúncia de Sua Excelência à condição de Presidente e membro da Comissão de Urbanização, Transportes e Habitação; do Vereador Décio Schauren, contendo o termo de renúncia de Sua Excelência à condição de Vice-Presidente e membro da Comissão de Educação, Cultura e Esportes; do Vereador Guilherme Barbosa, contendo o termo de renúncia de Sua Excelência à condição de membro da Comissão de Economia, Finanças e Orçamento; da Vereadora Sônia Santos, contendo o termo de renúncia de Sua Excelência à condição de Presidenta da Comissão de Saúde e Meio Ambiente; da Vereadora Maria do Rosário, contendo o termo de renúncia de Sua Excelência à condição de Presidenta da Comissão de Defesa do Consumidor e Direitos Humanos. Em continuidade, em votação simbólica, foram eleitas as Comissões Permanentes da Câmara Municipal de Porto Alegre, que ficaram assim constituídas: Comissão de Constituição e Justiça, Vereadores Elói Guimarães, João Motta, Juarez Pinheiro, Guilherme Barbosa, Cyro Martini, Nereu D’Ávila e Reginaldo Pujol; Comissão de Urbanização, Transportes e Habitação, Vereadores Décio Schauren, Antônio Losada, Anamaria Negroni, Lauro Hagemann e Paulo Brum; Comissão de Economia, Finanças e Orçamento, Vereadores Pedro Ruas, Clovis Ilgenfritz, João Dib, João Carlos Nedel e Adeli Sell; Comissão de Educação, Cultura e Esportes, Vereadores Eliseu Sabino, José Valdir, Clênia Maranhão, Antonio Hohlfeldt e Carlos Garcia; Comissão de Saúde e Meio Ambiente, Vereadores Sônia Santos, Renato Guimarães, Pedro Américo Leal, Gerson Almeida e Cláudio Sebenelo; Comissão de Defesa do Consumidor e Direitos Humanos, Vereadores Hélio Corbellini, Tereza Franco, Maria do Rosário, Isaac Ainhorn e Fernando Záchia. Na ocasião, a Vereadora Maria do Rosário, através de Questão de Ordem, manifestou-se acerca da composição das Comissões Permanentes ora eleitas. Ainda, foram apregoados Ofícios dos Vereadores Cyro Martini e Fernando Záchia, contendo os termos de renúncia de Suas Excelências à condição de membros das Comissões de Constituição e Justiça e de Defesa do Consumidor e Direitos Humanos, respectivamente, tendo o Senhor Presidente registrado que Vereador Fernando Záchia passará a integrar a Comissão de Constituição e Justiça e o Vereador Cyro Martini passará a integrar a Comissão de Defesa do Consumidor e Direitos Humanos. Em continuidade, o Senhor Presidente solicitou que representantes das Comissões Permanentes informassem a nominata de seus respectivos Presidentes e Vice-Presidentes, tendo os Vereadores Sônia Santos, Nereu D’Ávila, Adeli Sell, Eliseu Sabino, Décio Schauren e Tereza Franco prestado tais informações, na forma como segue: Comissão de Saúde e Meio Ambiente - Vereador Renato Guimarães, Presidente, Vereador Pedro Américo Leal, Vice-Presidente; Comissão de Constituição e Justiça - Vereador Elói Guimarães, Presidente, Vereador João Motta, Vice-Presidente; Comissão de Economia, Finanças e Orçamento - Vereador Adeli Sell, Presidente, Vereador João Carlos Nedel, Vice-Presidente; Comissão de Educação, Cultura e Esportes - Vereador Eliseu Sabino, Presidente, Vereador José Valdir, Vice-Presidente; Comissão de Urbanização, Transportes e Habitação - Vereador Décio Schauren, Presidente, Vereador Antônio Losada, Vice-Presidente; Comissão de Defesa do Consumidor e Direitos Humanos - Vereador Hélio Corbellini, Presidente, Vereadora Tereza Franco, Vice-Presidenta. Na ocasião, a Requerimento verbal, aprovado, do Vereador Juarez Pinheiro, foi feito um minuto de silêncio, face ao falecimento, dia dois de janeiro do corrente, do ex-Vereador Nadir Pessoa de Brum. Após, o Senhor Presidente registrou a presença da ex-Vereadora Terezinha Irigaray . Em continuidade, concedeu a palavra ao Vereador Clovis Ilgenfritz, ex-Presidente da Câmara Municipal de Porto Alegre, que fez um retrospecto das atividades realizadas por Sua Excelência durante o período em que presidiu este Legislativo, agradecendo o apoio recebido de todos os Senhores Vereadores e funcionários desta Casa durante sua gestão. Na ocasião, foi apregoado Requerimento da Vereadora Tereza Franco, solicitando Licença para Tratamento de Saúde, no dia de hoje, a partir das dezessete horas, e nos dias seis, sete e oito de janeiro do corrente, tendo o Senhor Presidente declarado empossado na vereança o Suplente Jocelin Azambuja, informando que Sua Excelência integrará a Comissão de Defesa do Consumidor e Direitos Humanos. Ainda, o Senhor Presidente registrou o recebimento de comunicado da Bancada do PTB, informando que a Liderança deste Partido passa a ser exercida pela Vereadora Sônia Santos, e de comunicado da Bancada do PT, informando que o novo colégio de Líderes deste Partido passa a ser composto pela Vereadora Maria do Rosário, Líder, e pelos Vereadores Gerson Almeida, Renato Guimarães e Adeli Sell, Vice-Líderes. Em COMUNICAÇÃO DE PRESIDENTE, o Vereador Luiz Braz congratulou-se com a Mesa Diretora anterior, na pessoa do seu Presidente, Vereador Clovis Ilgenfritz, pelo trabalho desenvolvido durante o ano de mil novecentos e noventa e sete, e manifestou sua convicção de trabalhar em prol do fortalecimento do Legislativo Municipal, através de uma ação conjunta com o Poder Executivo e com toda a sociedade de Porto Alegre. Em prosseguimento, o Senhor Presidente concedeu a palavra ao Prefeito Raul Pont, que saudou a Mesa Diretora que ora inicia sua gestão à frente deste Legislativo, desejando êxito nas suas atividades e ressaltando a necessidade do debate político para a construção de uma sociedade mais democrática. Em COMUNICAÇÃO DE LÍDER, o Vereador João Dib cumprimentou o Vereador Luiz Braz pela assunção ao cargo de Presidente deste Legislativo, ressaltando o caráter democrático da eleição do órgão que dirigirá os trabalhos desta Casa e declarando que a Câmara Municipal "representa a totalidade dos porto-alegrenses". Na ocasião, o Senhor Presidente deferiu Requerimento do Vereador João Dib, solicitando a oitiva da Procuradoria da Casa acerca da legalidade do Decreto Municipal nº 11.880, de trinta de dezembro de mil novecentos e noventa e sete, relativo à planta genérica de valores do Imposto Predial e Territorial Urbano de Porto Alegre. Em COMUNICAÇÃO DE LÍDER, a Vereadora Maria do Rosário analisou as atividades realizadas por este Legislativo durante o ano de mil novecentos e noventa e sete, desejando sorte aos novos membros da Mesa Diretora que ora assumem a direção desta Casa. A Vereadora Sônia Santos cumprimentou o Vereador Clovis Ilgenfritz pelo trabalho realizado à frente deste Legislativo durante o ano passado e desejou sucesso para a nova Mesa Diretora da Casa. O Vereador Carlos Garcia congratulou-se com os Vereadores eleitos para integrarem a Mesa Diretora deste Legislativo, manifestando sua convicção de colaborar com a mesma, através do amplo debate político e da livre manifestação das idéias, a fim de proporcionar a discussão dos principais temas relacionados ao desenvolvimento da cidade de Porto Alegre. O Vereador Nereu D’Ávila, ao saudar o Vereador Luiz Braz pela assunção ao cargo de Presidente desta Casa, salientou a importância do trabalho deste Legislativo no sentido de viabilizar a consolidação da democracia e trazer melhores condições de vida aos cidadãos de Porto Alegre. Na ocasião, o Vereador Nereu D’Ávila informou a composição do Colégio de Líderes da Bancada do PDT, integrado por Sua Excelência, Líder, e pelo Vereador Pedro Ruas, Vice-Líder. Em COMUNICAÇÃO DE LÍDER, a Vereadora Clênia Maranhão congratulou-se com a nova Mesa Diretora da Casa pela sua eleição, ressaltando o caráter pluripartidário observado em sua composição e desejando aos seus componentes sucesso nas decisões a serem tomadas à frente deste Legislativo. Na ocasião, o Vereador Clovis Ilgenfritz registrou a assinatura da Resolução nº 187/97, que cria o Coral da Câmara Municipal de Porto Alegre. Às dezoito horas e seis minutos, nada mais havendo a tratar, o Senhor Presidente declarou encerrados os trabalhos, convocando os Senhores Vereadores para a Reunião de Instalação da Segunda Comissão Representativa da Décima Segunda Legislatura, a ser realizada dia sete de janeiro do corrente, às nove horas e trinta minutos. Os trabalhos foram presididos pelos Vereadores Reginaldo Pujol, Luiz Braz e Clovis Ilgenfritz e secretariados pelos Vereadores Juarez Pinheiro e Isaac Ainhorn, este como Secretário "ad hoc". Do que eu, Juarez Pinheiro, 1º Secretário, determinei fosse lavrada a presente Ata que, após lida e aprovada, será assinada por todos os Senhores Vereadores presentes.
O SR.
PRESIDENTE (Reginaldo Pujol): Diante da
circunstância da renúncia de cinco integrantes da Mesa, convidamos o Ver.
Juarez Pinheiro para, na condição de
secretário "ad hoc", compor a Mesa neste primeiro momento da Sessão
Extraordinária, agora instalada.
O primeiro ato desta Sessão,
especialmente convocada, é o preenchimento dos cargos vagos, em função das
renúncias aqui apresentadas. Como determina o Regimento da Casa, nomeadamente, no art. 13: “A
escolha deverá ser procedida cargo a cargo, sendo, por conseguinte,
inicialmente procedida a votação para a escolha do novo Presidente do
Legislativo Municipal”.
Existe sobre a mesa uma indicação firmada por Vereadores do
Partido dos Trabalhadores, do Partido Democrático Trabalhista, do Partido
Trabalhista Brasileiro, do Partido Socialista Brasileiro e do Partido da Frente
Liberal propondo, como candidato, o nome do Ver. Luiz Braz. Entendemos que está
satisfeita a formalidade do registro desta candidatura, e consultamos aos Srs.
Vereadores sobre a existência de algum
outro nome a ser sugerida para esta
votação.(Pausa.)
Interpretando o silêncio dos
Srs. Vereadores, declaramos iniciado o processo de votação para a escolha do
novo Presidente do Legislativo da Cidade, solicitando ao Ver. Juarez Pinheiro,
Secretário "ad hoc", que proceda à chamada nominal dos Srs.
Vereadores, que deverão responder, afirmando a sua concordância com o nome do
Ver. Luiz Braz, abstendo-se da votação ou ainda manifestando a sua
contrariedade. O Ver. Juarez Pinheiro está com a palavra.
Eu solicito ao Ver. Juarez
Pinheiro que, à medida que haja a resposta dos Srs. Vereadores, ele reafirme
seu voto publicamente, para que se proceda o registro com a maior
transparência.
O SR. NEREU
D'ÁVILA (Questão de Ordem): Sr. Presidente, como é uma candidatura única, acho
que é desnecessário proclamar o nome do candidato. A afirmação inclui a
anuência do candidato.
O SR.
PRESIDENTE: Eu
agradeço a V.Exa., mas a orientação que temos é no sentido de que se deve
proclamar o nome do candidato.
(O Sr. Secretário procede à chamada nominal.)
O SR.
PRESIDENTE:
A Mesa informa que com 25 votos SIM e 05 ABSTENÇÕES, declaramos eleito o Ver. Luiz Braz para o cargo de
Presidente da CMPA. (Palmas.)
Na condição de eventual
Presidente dos trabalhos, eu desejo, ao mesmo tempo em que proclamo a eleição
pública, transparente, tranqüila e democrática do Ver. Luiz Braz proclamá-lo
como novo Presidente da Casa. Permitam-me, porém, Sr. Secretário, Sr. Prefeito,
colegas Vereadores, antes de convidar o Ver. Luiz Braz a assumir oficialmente a
Presidência deste Legislativo, dirigir
duas grandes palavras a este Plenário na medida em que, como todos constataram,
o ato de eleição do Ver. Luiz Braz foi antecedido de uma renúncia de cinco
integrantes da Mesa Diretora dos trabalhos, que agiram em consonância a compromissos
que haviam assumido anteriormente, quando firmaram um pacto, um acordo que se
destina a regular a condução dos trabalhos da Casa durante os quatro anos desta
Legislatura.
Ocasionalmente, fomos
eleitos 2º Vice-Presidente desta Casa, quando do início desta Legislatura, sem
participar desse acordo. Certamente não tínhamos outra situação a não ser a de
um compromisso formal com o Ver. Clovis Ilgenfritz de contribuirmos para que os
objetivos da pluralidade da Mesa fossem plenamente assegurados. Nesse sentido
fomos cooptados pelo Ver. Isaac Ainhorn, com quem havíamos trabalhado na Mesa
anterior. Assumimos um compromisso de auxiliar o Presidente e demais
integrantes da Mesa a desenvolver um trabalho que penso que realizamos. Julgo
que essa missão está terminada e em que pese eu não ter nenhum compromisso com
qualquer tipo de acordo e nenhuma obrigação, quero me
solidarizar aos demais componentes de Mesa e, junto com eles, renunciar ao
cargo de 2º Vice-Presidente que até agora ocupei.
Solicito ao Ver. Luiz Braz
que assuma a direção dos trabalhos como Presidente eleito e que considere a
minha solicitação de renúncia formal do cargo de 2º Vice-Presidente da Câmara
Municipal de Porto Alegre.
O SR. PRESIDENTE (Luiz
Braz): Em primeiro lugar, quero saudar os nossos companheiros da Câmara
Municipal, a todos os Srs. Vereadores. Eu não posso deixar de dizer que,
principalmente, aqueles Vereadores que firmaram, lá no início do ano, este
acordo que está regendo esta troca de Mesa porque este Legislativo, mais uma
vez, está mostrando a todo o nosso País, já que ele é um Legislativo exemplo do
País, que aqui os homens têm palavra, que aqui os homens são sérios, que levam
política muito a sério. Mas, vou deixar para fazer o meu pronunciamento na
ordem exata, já que temos outras eleições a proceder para podermos preencher os
cargos que estão vagos na Mesa e dizendo que é uma honra para nós termos aqui a
presença do Sr. Prefeito Municipal, Dr. Raul Pont; do Vice-Prefeito, Dep.
Fortunati; do Presidente do Tribunal, Dr. Sativo e todos aqueles que vieram até
esta Casa para dar a ela o suporte necessário para que ela possa continuar a
sua trajetória de vitórias, de êxitos e para que a sociedade porto-alegrense
possa, cada vez mais, se ufanar da Casa Legislativa que possui. Quero agradecer
a todos os meus amigos que vieram aqui e que estão prestigiando este momento de
transição no comando do Legislativo Municipal. Muito obrigado a todos.
Vamos agora proceder à
eleição para o preenchimento do cargo de 1º Vice-Presidente. Existe uma
candidatura, e se eu pudesse ser cabo eleitoral eu o seria, porque ele
demonstrou uma competência, uma capacidade,
muito grande para administrar este Legislativo. O nome do Ver. Clovis Ilgenfritz
que é o indicado para ocupar a 1ª Vice-Presidência. Pergunto se existe algum
outro nome. Não existindo, peço que o Sr.
Secretário proceda à chamada para a coleta dos votos.
(O Sr. Secretário procede à
chamada nominal.)
O SR. PRESIDENTE: O Ver. Clovis Ilgenfritz foi
eleito para o cargo de 1º Vice-Presidente por 25 votos SIM e 06 ABSTENÇÕES.
Proclamamos eleito o Ver.
Clovis Ilgenfritz e convidamos S. Exa. para integrar a Mesa Diretora. (Palmas.)
(O Ver. Clovis Ilgenfritz
assume a 1ª Vice-Presidência da Casa.)
Eu gostaria de cumprimentar
meus amigos presentes e dizer-lhes que, por falta de espaço físico, não estão
integrando à Mesa Diretora, mas sintam-se como dela fizessem parte: Presidente
do Rotary Porto Alegre-Nordeste, Sr. Clóvis Vaz; Presidente da ATL - Associação
dos Táxis-Lotação, Sr.Roberto Machado da Silva; Representante da Refinaria
Alberto Pasquallini, Sr. Sérgio Machado da Costa; Representantes da ATL, Sr.
Milvo Luís Bortoloto, Sra. Ester Dias de Oliveira, Sr. Paulo Roberto Sheffer;
Representante do Comércio Varejista de Produtos Farmacêuticos no Rio Grande do
Sul, Sr. Guilherme Leipnitz; Representante do Lions Club Internacional, Sr.
Vanderlei Peçanha; meu amigo Luiz Felipe Magalhães, Ex-Presidente da OAB; Sra.
Ana Paula Motta Costa, Presidente da FESC também presente nesta tarde,
nesta transmissão da Mesa Diretiva dos
trabalhos no nosso Legislativo Municipal.
O Ver. Juarez Pinheiro
procederá à chamada para a eleição do 2º Vice-Presidente cujo candidato é o
Ver. Isaac Ainhorn.
(O Sr. Secretário procede à chamada nominal.)
O SR.
PRESIDENTE:
Declaro eleito para o cargo de 2ª Vice-Presidente o Ver. Isaac Ainhorn, por 25
votos SIM e 06 ABSTENÇÕES. Declaro empossado no cargo de 2º Vice-Presidente o Ver.
Isaac Ainhorn.
Convidamos o Ver. Isaac
Ainhorn para substituir, na Mesa, o Ver. Juarez Pinheiro, que é candidato a 1º
Secretário, cargo para o qual nós vamos
abrir votação.
Agradecemos a presença das
nossas amigas dos Clubes de Mães, entidades com as quais nós já trabalhamos há
muito tempo. Muito obrigado pela presença de todas as Senhoras. É uma honra
tê-las aqui.
Quero agradecer, também, a
presença do Presidente do SINDUSCON - Sindicato da Indústria da Construção Civil -, nosso amigo Zalmir
Schwartzmann.
Agradeço também a presença
da minha querida Mãe Helena e do Pai Marçal, representantes das linhas afro.
Agradeço, ainda, a presença
de todos esses amigos que se encontram aqui, neste dia.
O Ver. Isaac Ainhorn
procederá à chamada para a eleição do cargo vago de 1º Secretário. Para esse
cargo foi apresentado o nome do Ver. Juarez Pinheiro.
(O Sr. 2º Vice-Presidente
procede à chamada nominal.)
O SR.
PRESIDENTE: O
Ver. Juarez Pinheiro está eleito para ocupar o cargo de 1º Secretário com 24
votos SIM e 07 ABSTENÇÕES. Convido o Ver. Juarez Pinheiro para assumir suas
funções. (Palmas.)
Agradeço a presença do amigo
Airton Zaffari; do Sr. Miguel Gomes, Vice-Presidente da União Brasileira dos
Estudantes Secundaristas. Também agradeço a presença do Vereador, atualmente
ocupa um cargo no Executivo, João
Verle.
Procederemos agora à eleição
para o cargo de 2º Secretário da Casa, que tem como nome indicado o Ver. Paulo
Brum. Solicito aos Srs. Vereadores que se manifestem.
(O Sr. 1º Secretário procede
à chamada nominal.)
Está eleito para a 2ª
Secretaria do Legislativo Municipal o Ver. Paulo Brum com 25 Votos SIM e
05 ABSTENÇÕES.
Queremos agradecer a
presença do amigo Cláudio Zaffari; da Sra. Élida Messias Ferreira, Presidente
do Lar Santo Antônio dos Excepcionais, fazendo um trabalho magnífico; do nosso
amigo Jorge Alberto Dias, representante do Partenon Tênis Clube; o Dr. Vítor
Delameia, que nos honra com a sua presença; do Dr. Luiz Augusto Braga, Juiz da
2ª Vara da Fazenda; da presença do Dr. Jorlton Viana dos Santos. Muito obrigado
pela presença de vocês.
Encontra-se vago o cargo de 3º Secretário, e nós vamos proceder
à eleição para preencher o cargo. Está indicado para ocupar a 3ª Secretaria o
nome do Ver. Reginaldo Pujol. Aqueles
que concordarem com o nome do Vereador,
queiram repetir o seu nome. O Ver. Juarez Pinheiro está com a palavra para proceder
à chamada nominal.
(O Sr. 2º Secretário procede
à chamada nominal.)
A Mesa informa que por 24
votos SIM e 06 ABSTENÇÕES é eleito o Ver. Reginaldo Pujol como 3º Secretário da
Mesa Diretora do Legislativo Municipal.
Nós proclamamos o Vereador
eleito e solicitamos que ele ocupe também o seu lugar à Mesa. (Palmas.)
Queremos agradecer a
presença da Sra. Iara Neves, da Coordenadora do Conselho Municipal do Clube de
Mães Sra. Deusetite dos Santos; da 1ª Vice-Presidente do CGM Sra. Ronalda
Salermo; da Procuradora Geral de
Ivoti, minha amiga Dra. Cláudia Brito.
Muito obrigado pela presença de todos os Senhores e Senhoras.
Vamos suspender os trabalhos
para pequenos ajustes.
(Suspendem-se os trabalhos às 16h12min.)
O SR.
PRESIDENTE (às 16h37min): Estão reabertos os trabalhos da
presente Sessão.
Temos duas renúncias na
Comissão Representativa, a do Ver. Gerson Almeida e do Ver. Guilherme Barbosa,
da Bancada do PT. A renúncia foi confirmada.
O Ver. Lauro Hagemann passa
a figurar agora na Comissão Representativa representando o seu partido, o PPS.
Este Vereador que não fazia parte da Representativa passa automaticamente a
fazer, por estar assumindo a Presidência da Casa bem como todos os demais
membros da Mesa.
A Comissão Representativa
tem a seguinte composição: Vereadores Adeli Sell, Anamaria Negroni, Carlos
Garcia, Clovis Ilgenfritz, Eliseu Sabino, Fernando Záchia, Lauro Hagemann,
Isaac Ainhorn, João Dib, José Valdir, Juarez Pinheiro, Maria do Rosário, Nereu
D'Ávila, Paulo Brum, Reginaldo Pujol, Renato Guimarães e Luiz Braz.
Submeto esses membros à uma
votação simbólica para que possamos eleger
a nova Comissão Representativa.
O SR. JOÃO
CARLOS NEDEL (Questão de Ordem): Sr. Presidente, Vossa Excelência poderia dar a
composição da Comissão Representativa
por partidos?
O SR.
PRESIDENTE:
Sim, e aproveito para esclarecer sobre a sua dúvida de existir um número
demasiado representando a Bancada do PT. O PT ficará com sete Vereadores nesta
nova Comissão da Representativa, o que estabelece a proporcionalidade.
O SR. JOÃO
CARLOS NEDEL (Questão de Ordem): No meu entendimento a proporcionalidade não está
correta.
A SRA. MARIA
DO ROSÁRIO (Questão de Ordem): Sr. Presidente, na nossa proposição mantemos seis
representantes e mais a representação do Ver. Lauro Hagemann que está
representando o seu Partido, o PPS.
O SR.
PRESIDENTE: Então
são 6 Vereadores do PT e mais o Ver. Lauro Hagemann que representa o PPS, e se
restabelece a proporção que havia sido condicionada pelo Ver. Fernando Záchia e
depois pelo Ver. Nedel.
O SR. JOÃO
CARLOS NEDEL (Questão de Ordem): Acho que ainda não está proporcional porque vejam o
seguinte: o PT tem um Líder e mais 2 componentes da Mesa, são 3.
O SR.
PRESIDENTE: Desculpe,
Vereador, a eleição se faz pela proporcionalidade do Partido na Casa. Os
Vereadores da Mesa, todos, são obrigados a estar na Representativa.
O SR. FERNANDO
ZÁCHIA (Questão de Ordem): (Lê.) "A Comissão Representativa é constituída pela Mesa e demais
Vereadores para esse fim eleitos de forma a alcançar, no mínimo, a maioria
absoluta da Câmara, resguardada a proporcionalidade partidária e de seus
líderes". Então, a Mesa garante os
6 e as Lideranças de outros Partidos. De 17, já temos 14 formados. No entendimento
deste Vereador, a proporcionalidade se estabelece para as 3 vagas restantes.
O SR.
PRESIDENTE: Ver.
Fernando Záchia, todos os Partidos estão representados na nova Comissão
Representativa e todos eles têm a sua representação de acordo com a
proporcionalidade dos seus Vereadores na composição dos 33 da Casa.
Em votação simbólica a
Comissão Representativa. (Pausa.) Os Srs. Vereadores que a aprovam permaneçam
sentados. (Pausa.) APROVADA a
Comissão Representativa com o voto contrário do Ver. João Carlos Nedel.
Recebemos a renúncia do Ver.
João Dib à sua condição de integrante da CCJ,
pois integrará a CEFOR.
O Ver. José Valdir renuncia
à sua condição de Presidente da CUTHAB,
pois integrará a CECE.
O Ver. Décio Schauren
renuncia à sua condição de Vice-Presidente da CECE, pois integrará a CUTHAB.
O Ver. Guilherme Barbosa
renuncia à sua condição de membro da CEFOR, pois integrará a CCJ.
Passamos às Comissões
Permanentes, cujas nominatas são as que seguem:
O SR. SECRETÁRIO: Comissão de Constituição e Justiça: Vereadores Elói
Guimarães, João Motta, Juarez Pinheiro, Guilherme Barbosa, Cyro Martini, Nereu
D'Ávila e Reginaldo Pujol.
Comissão de Urbanização,
Transporte e Habitação: Vereadores Décio Schauren, Antônio Losada, Anamaria
Negroni, Lauro Hagemann e Paulo Brum.
Comissão de Economia,
Finanças e Orçamento: Vereadores Pedro Ruas, Clovis Ilgenfritz, João Dib, João
Carlos Nedel e Adeli Sell.
O SR.
PRESIDENTE:
A Vera. Sônia Santos renuncia à Presidência da Comissão de Saúde e Meio
Ambiente, passando a integrá-la como membro. Parabéns pela sua atuação.
O SR.
SECRETÁRIO:
Comissão de Educação, Cultura e Esportes: Vereadores Eliseu Sabino, José
Valdir, Clênia Maranhão, Antonio Hohlfeldt e Carlos Garcia.
Comissão de Saúde e Meio Ambiente: Vereadores Sônia
Santos, Renato Guimarães, Pedro Américo
Leal, Gerson Almeida e Cláudio Sebenelo.
Comissão de Defesa do
Consumidor e Direitos Humanos: Vereadores Hélio Corbellini, Tereza Franco,
Maria do Rosário, Isaac Ainhorn e Fernando Záchia.
A SRA. MARIA DO ROSÁRIO: Sr. Presidente, considerando a participação proposta
à Mesa da constituição da Comissão de Constituição e Justiça, estamos propondo
uma modificação para que o PT não tenha quatro Vereadores e sim três Vereadores
como ocorreu no ano de 97.
Estamos entregando, neste
momento, a V. Exa. a renúncia do Ver. Cyro Martini, da Comissão de Constituição
e Justiça e o Ver. Fernando Záchia sairá da Comissão da Comissão de Defesa do
Consumidor e Direitos Humanos e irá para a Comissão de Constituição e Justiça.
O SR. PRESIDENTE: Então o Ver. Cyro Martini
passará a integrar a Comissão de Defesa do Consumidor e Direitos Humanos.
A nova Comissão de
Constituição e Justiça passa a ter o Ver. Fernando Záchia.
Vamos colocar em votação
simbólica as novas composições das Comissões Permanentes. Em votação. Os Srs.
Vereadores que as aprovam permaneçam sentados. APROVADAS por unanimidade.
As Comissões que já elegeram
os seus Presidentes e Vice-Presidentes poderiam, por favor, informar à Casa.
A SRA. SÔNIA SANTOS: Sr. Presidente, a Comissão de Saúde e Meio Ambiente
passa a ter o Ver. Renato Guimarães como Presidente e o Ver. Pedro Américo Leal
como Vice-Presidente e os Vereadores Gerson Almeida, Cláudio Sebenelo e Sônia
Santos como membros da Comissão. (Palmas.)
O SR. NEREU D'ÁVILA: A Comissão de Constituição e Justiça tem como
Presidente o Ver. Elói Guimarães e como
Vice-Presidente, substituindo o nobre Ver. Juarez Pinheiro, o Ver. João Motta.
O SR. ADELI SELL: Na Comissão de Economia,
Finança e Orçamento, fui eleito Presidente da Comissão junto com o Ver. João Carlos Nedel,
Vice-Presidente.
O SR. ELISEU SABINO: A Comissão de Educação e Cultura
permanecerá com o Ver. Eliseu Sabino como Presidente; Vice-Presidente, José Valdir; Vera.. Clênia Maranhão e Vereadores Carlos Garcia e Antonio Hohlfeldt.
O SR. DÉCIO SCHAUREN: A CUTHAB tem a seguinte composição: Décio Schauren, Antonio Losada, Anamaria
Negroni, Lauro Hagemann e Paulo Brum.
Já nos reunimos e escolhemos para Presidente este Vereador e
o Ver. Antonio Losada como
Vice-Presidente.
A SRA. TEREZA FRANCO: A Comissão de Direitos Humanos tem como Presidente
o Ver. Hélio Corbellini e esta
Vereadora como Vice-Presidente.
O SR. PRESIDENTE: O Dr. Cacildo Xavier que nos
honrou com a sua presença nesta Casa, representando o Presidente do Tribunal de Justiça do Estado, tem compromissos urgentes e precisa se
retirar. Agradecemos a sua presença, esta Casa está a inteira disposição do
Tribunal. É uma honra receber um membro do Tribunal nesta Casa. Muito obrigado.
O SR. JUAREZ PINHEIRO (Requerimento): Sr. Presidente, eu requeiro que seja feito
um minuto de silêncio pelo passamento do ex-suplente de Vereador, Nadir Pessoa
de Brum, que também foi funcionário deste Parlamento.
(É feito um minuto de
silêncio.)
O SR. PRESIDENTE: Depois de procedermos à eleição da Mesa Diretora e das Comissões,
queremos agradecer a presença da ex-Vereadora e sempre Vereadora, minha querida
amiga Teresinha Irigaray. É uma honra poder recebê-la.
Chamamos para fazer o
pronunciamento o ex-Presidente desta Casa, que fez um belíssimo trabalho no ano
de 1997, Ver. Clovis Ilgenfritz.
O SR. CLOVIS ILGENFRITZ: Sr. Presidente, Ver. Luiz Braz; ilustre companheiro
Raul Pont, Prefeito Municipal; membros
da Mesa recém eleitos; demais membros da Mesa que deixaram seus cargos;
autoridades que nos prestigiam com suas
presenças; caros funcionários. Nós estamos fazendo um rápido pronunciamento ao
final do mandato deste primeiro ano. (Lê.)
“Senhores Vereadores e
Vereadoras, Servidores da Câmara e a Comunidade de Porto Alegre.
Tendo como orientação básica
as idéias de vida político-programáticas do Partido que ajudei a criar - o PT
-, e adotando a máxima popular de que a Política é a arte da paciência,
procurei exercer com honra e lealdade o mandato que me foi conferido pelo voto
deste Plenário em 1° de janeiro de 1997.
Os compromissos de
administração política da Câmara Municipal de Porto Alegre foram buscados com a
inestimável colaboração e participação da Mesa Diretora, dos Diretores,
Servidores e dos Assessores do meu Gabinete, sempre com a visão maior da qualificação do Parlamento
e imbuídos de espírito público, isonomia e isenção para com o pluralismo
representado nesta Casa pelas nove Bancadas Partidárias e seus trinta e três
Vereadores.
A autonomia, a independência
do Parlamento e a relação respeitosa entre os Poderes Executivo e Judiciário
foram, também, norteadores de nossa conduta.
Nas 115 Sessões Plenárias
Ordinárias, nas Reuniões das Comissões Permanentes e Especiais, o contraditório
de nosso país se faz aparecer com muita participação dos Vereadores e da
Comunidade sempre presente. Este contraditório de cuja discussão nasceram as
propostas majoritárias foi democraticamente assumido pelas Instituições -
Legislativo e Executivo Municipais.
Infelizmente, no meu
entender, um contraditório marcado por um cenário político, econômico, social e
cultural de um Brasil com enormes diferenças, onde a segregação econômico-social e a exclusão da cidadania é
absolutamente aviltante à vida digna da grande maioria do povo. Nas palavras do
Prêmio Nobel da Paz - Adolfo Peres
Esquivel, que nos visitou este ano -, nossa realidade mundial é de extrema
crueldade com o ser humano, pois além dos milhões de excluídos, estamos vivendo
uma civilização onde aparecem também os milhões de seres descartáveis. E o
Brasil, 9ª potência mundial econômica, tem sido um especialista em gerar
desumanidades, participando como 63° país em qualidade de vida. Embora Porto
Alegre apareça, para honra de todos nós, e dos últimos governos municipais,
como a Capital com a melhor qualidade de vida no País, não ficamos fora deste
cenário maior de características estruturais,
pelos ventos que sopram no País, causando o desespero para milhões de brasileiros
pela falta de emprego, de assistência à saúde, educação, previdência,
habitação, entre outros fantasmas que atacam muitos e rondam com a incerteza
dos dias seguintes para outros tantos.
Mas, se no Plenário, o contraditório se fez
presente, marcando uma disputa de projetos para a Cidade e o País, na Mesa
Diretora instalou-se um trabalho unitário e de convergência de interesses
traduzidos sempre na busca da criação das melhores condições administrativas e
de infra-estrutura para o exercício dos Vereadores, para o uso da Câmara pela
Comunidade e pela valorização do Legislativo Porto-alegrense.
Este trabalho, conforme
havia anunciado no discurso de posse, foi orientado pelo Plano de Metas Câmara
2000 - Gestão 1997, composto pela participação coletiva da comunidade de
Vereadores, Assessores dos Gabinetes, Diretores e a maioria dos Servidores da
Câmara.
O relatório
técnico-administrativo que entregamos aos Vereadores e Vereadoras no dia
30.12.97, assim como o documento político-informativo-didático Câmara Municipal
de Porto Alegre, prestando contas à população, que estamos entregando nesta
data, demonstram com detalhes o que se realizou a partir do que foi planejado.
Os princípios básicos do
Plano de Metas, resumidos no compromisso com a democratização do Estado, com a
valorização do Poder Legislativo e sua representatividade, com o cumprimento
dos preceitos constitucionais e com a participação e o fortalecimento da
cidadania, teve também por objetivo o estabelecimento de um processo de
planejamento estratégico e integrado dos procedimentos político-administrativos.
Buscou, também, integrar e congregar esforços do quadro funcional e estimular o
crescimento da consciência coletiva e da cidadania dos agentes do Poder
Legislativo; integrar a Casa de forma crescente e afirmativa à sociedade, garantindo
a transparência de suas ações através da informatização e da divulgação pelos
meios de comunicação existentes e possíveis e, ainda, promover a troca de
experiências com outros legislativos do País e do exterior e com as
organizações da sociedade civil e universidades.
Este processo de
planejamento dinâmico, sempre aberto às críticas e às novas proposições, deve
ser duradouro. Com os olhos e ações no presente e estrategicamente vislumbrando
o futuro, foi alcançado tanto no cumprimento dos princípios básicos, como no
dos objetivos e metodologia de trabalho.
Com um orçamento de 18
milhões, 796 mil reais, representando menos de 3,5% dos valores orçamentários
da Administração Direta do Município, foi possível executar mais de 99% do
orçado, sendo mais de 83% comprometidos com a rubrica de pessoal. Ressalte-se
que não houve acréscimo no número de servidores do quadro de carreira. Pelo
contrário, do total dos cargos disponíveis de 607 (quadro de carreira e Ccs),
restam 86 cargos vagos. Quanto aos servidores cedidos à Câmara pelos Executivo
Municipal e Estadual, em dezembro de 1996 somaram 125, passando a 97 no atual
período, ou seja, menos 28 cargos.
Uma das primeiras
providências que tomamos, e plenamente justificada no balanço deste ano, foi a
criação de uma Comissão de Licitação com representação pluripartidária, a qual
com seus seis membros realizou a elogiável e competente tarefa de 132
licitações e tomadas de preço, sem que nenhuma fosse contestada judicialmente.
No plano administrativo,
salientamos o processo de informatização total do Legislativo, com equipamentos
de última geração, a reestruturação e atualização do organograma funcional, a
adequação do Plano de Carreira para os Assistentes e Assessores, além do
incremento da valorização profissional com a realização de cursos que atingiram
230 servidores, incluindo Vereadores em especial nos cursos sobre
informatização. A reforma e aperfeiçoamento do Regimento está em fase final,
pronto para votação em Plenário; a estrutura de Cargos em Comissão para a assessoria
dos Gabinetes e das Bancadas foi adequada com distribuição isonômica e
proporcional.
A Casa foi suprida, nos
limites do orçamento, de novos equipamentos de trabalho, em quase todos os
setores, salientando-se a compra de três automóveis, entre estes duas ‘Kombis’
para transporte de Vereadores e Assessores nas demandas externas, assim como
dos funcionários, quando convocados para horários extraordinários, em
especial para atender à Casa durante os
fins de semana e à noite. Foram renovados os equipamentos de fotografia e
instrumentos de jardinagem. Foram e ainda estão sendo instalados bebedouros com
filtro e água gelada em toda a Casa, com o que se vai evitar a compra de
milhares de garrafas de água mineral. O material gráfico de expediente e identificações
foi totalmente renovado com desenho moderno. Foram comprados 75 aparelhos
telefônicos e mais 33 novos aparelhos
de fax para os gabinetes.
Quanto à estrutura física do
edifício sede do Parlamento Aloísio Filho, que vem sendo construído em doses homeopáticas
desde 1975, teve um incremento forte tanto em obras realizadas como em
realização e, o que não foi executado em termos de obras, ficou pronto a nível
de projetos executivos. O Setor de Obras e Manutenção preparou uma exposição
das principais obras na Avenida Cultural Clébio Sória para o conhecimento de
todos. Salientamos como obras realizadas: instalações de modernos equipamentos
de som no Plenário Otávio Rocha; a reforma dos Gabinetes e de todos os
sanitários do prédio, adaptando-os para o uso dos portadores de deficiência
física, assim como a primeira parte do Teatro Glênio Peres. Como obras em
andamento, já licitadas, empenhadas e contratadas: a conclusão das fachadas do
prédio, a compra das portas de segurança internas e externas e grades para o 1°
pavimento, compra dos aparelhos de ar condicionado para mais 30 espaços. Com
licitação iniciada e para concluir no início deste mês estão as obras
referentes aos corrimões e acabamentos da Av. Clébio Sória, cuja função será
também de dar segurança principalmente às crianças que por ali transitarem.
Mas muito ainda há por
concluir nesta obra e, para isto, ficaram os projetos do tratamento externo
paisagístico e de segurança, com drenagem e sinalização do estacionamento no
terreno da Câmara; iluminação nova do Plenário Otávio Rocha; revisão das
instalações elétricas de toda a Casa e transferência dos transformadores para o
local externo já construído; acabamentos de forro da Av. Clébio; sonorização
total da Câmara; reforma dos serviços
de telefonia; ligação da Câmara
Canal-16 na rede da NET para transmissão direta; estudos definidores do
‘lay-out’ total para a ocupação dos espaços da Câmara.
O Projeto a ‘Comunidade na
Câmara1’ foi incrementado, além da melhoria de condições para participação da
população nas Sessões Plenárias e de Comissões, com a melhoria dos espaços e
criação de uma equipe de eventos para o atendimento das demandas de uso da
Casa. Em 1997 a comunidade usou os espaços da Câmara por mais de 400 vezes. O
uso da Tribuna Popular e as Sessões Plenárias do Estudante, também foi muito
intenso.
O Projeto ‘Câmara na
Comunidade’ começou pela realização da 71ª Sessão Plenária Ordinária - em
setembro -, nos altos do Mercado Público; foi iniciado o projeto de ida dos
Vereadores às 8 regiões geo-políticas estabelecidas no nosso Plano Diretor de
Desenvolvimento Urbano e Ambiental, com o trabalho conjugado dos técnicos que
assessoram os Vereadores para o PDDUA e Setores de Comunicação e Relações
Públicas, com a publicação do jornal ‘A Câmara na Comunidade’, tendo como tema
base o planejamento urbano.
Como epílogo, no Projeto de
divulgação dos trabalhos do Legislativo, foi depois de muita persistência, o
Canal Legislativo - 16 da NET, o que consideramos um marco histórico na busca
da divulgação e transparência do nosso
Parlamento.
A implantação do Memorial da
Câmara, com a programação cultural, resultou, em conjunto com os setores de
Comunicação Social e Relações Públicas, em inúmeros eventos, com exposições
ligadas às artes plásticas, artesanato, fotografia, documentários, assim como
eventos culturais: ‘Os 50 anos do Parlamento’ (1947-1997) com homenagem a
ex-vereadores e resgate da História; os painéis sobre ‘Os 60 anos após o Estado
Novo’; vários Seminários realizados pelas Comissões Permanentes em todas as
áreas: da saúde e meio-ambiente, educação, cultura e esportes, habitação, transportes, direitos dos
trabalhadores, defesa do consumidor e direitos humanos, povos indígenas,
criança e adolescentes, exploração sexual de menores, segurança, entre outras
realizações.
Foram realizadas reuniões
sobre eventos de interesse local e nacional, com outros legislativos,
destacando-se os da Região Metropolitana. Assuntos como as privatizações do
Banco Meridional, Vale do Rio Doce, CEEE, CRT entre outros, tiveram o apoio
logístico da Mesa Diretora nos seus encaminhamentos.
Os Cidadãos Honorários,
através da Diretoria do seu Conselho -
singular no País -, mantiveram permanente relação e colaboração com a Mesa
Diretora.
As relações com as entidades
representativas dos Servidores da Câmara se realizaram de forma tranqüila,
produtiva e respeitosa, sem esconder possíveis divergências. Os funcionários e
suas entidades sempre estiveram presentes nas realizações deste período de
1997.
As relações com o Governo
Municipal, tanto da Mesa Diretora como das Bancadas se efetivaram em alto
nível, sempre mantidos o respeito mútuo, a autonomia e a independência dos
poderes, em colaboração efetiva nos assuntos de interesse público. A Prefeitura, pelos seus órgãos, secretarias
e departamentos, mostrou-se sensível e colaborou em apoio a obras externas,
limpeza, pavimentação e está iniciando a execução do acesso à Câmara que faz
parte do projeto externo e de segurança.
As visitas do Prefeito, Vice
e Equipe foram uma permanente na Casa, facilitando o esclarecimento de projetos
em tramitação. A Câmara também somou-se às reivindicações dos prefeitos quanto
às finanças municipais (Lei Kandir, FEF, e etc.)
Com o Poder Judiciário,
Tribunal de Contas e com os Militares, também houve ótimas relações,
salientando-se, inclusive, o reconhecimento do Comando Militar do Sul ao
oferecer honrarias a alguns Vereadores.
Finalmente, considero
importante frisar que muitas questões deixaram de ser realizadas no tempo em
que desejávamos, porque nossa Casa ainda está sujeita, em alguns aspectos, a
uma cultura político-administrativa que quando não esbarra em legislações
inapropriadas à soluções mais dinâmicas é vítima de uma falta de poder
decisório, descentralização e divisão de responsabilidades, persistindo, ainda,
malgrado o esforço de todos em contrário, um excesso de centralismo
presidencialista. Em muitos momentos os assessores do meu Gabinete ou o Diretor
Geral ficaram sobrecarregados.
Dediquei-me totalmente à
administração política da Casa, retirando de pauta, inclusive, os Projetos de
meu Gabinete de Vereador, com a aprovação de um único Projeto que fiz em homenagem às Lideranças Sindicais,
Comunitárias, Político-Partidárias e trabalhadores em geral, denominando uma
Praça de Mauri Meurer - líder sindical bancário e fundador do PT.
Ainda no plano pessoal, se
me permitirem os ilustres Vereadores e Vereadoras, desejo dedicar todo meu
trabalho àquele que me deu a melhor e
mais sólida formação como um ser humanista, refiro-me ao meu pai Ruben Kesler da Silva, falecido
em 14 de dezembro de 1997.
Obrigado a todos, aos
membros da Mesa Diretora, aos Vereadores de todas as Bancadas, aos Diretores e
Procuradores, ao meu Gabinete, aos Servidores e, um especial agradecimento à minha Bancada do Partido dos Trabalhadores,
ao Coletivo Político-Cultural José Luiz
Carneiro Cruz, que tem me acompanhado neste processo político.
Ao Presidente Ver. Luiz Braz
e colegas da nova Mesa Diretora, desejo sucesso e me coloco à disposição para colaborar neste ano de
1998, quando sem dúvida, avançaremos
mais adiante na construção da democracia.
Tentamos, e acho que
conseguimos, pelo menos em parte, colocar a Câmara Municipal, o Poder
Legislativo no lugar que deve estar na divisão de responsabilidade para o
exercício do poder político-administrativo da Cidade, outorgado pela população aos Vereadores e Vereadoras.
A política é expressão da cidadania e tem o tamanho de
quem a exerce. Quem não a pratica,
a sofre! Muito obrigado".
(Não revisto pelo orador.)
O SR. PRESIDENTE: Requerimento da Vera. Tereza Franco solicitando licença para
tratamento de saúde.
(Obs.: Foi aprovado
Requerimento de Licença da Vera. Tereza Franco, e dada posse ao Suplente,
conforme consta da Ata.)
Comunicamos que, na Bancada
do PTB, assume a Liderança a Vera.
Sônia Santos durante este ano de 98; na Bancada do PT assume a Liderança a Vera. Maria do Rosário. Pergunto se alguma
outra Bancada troca a Liderança?
O SR. PRESIDENTE (Clovis Ilgenfritz): O Ver. Luiz Braz está com a palavra, em
Comunicação de Presidente.
O SR. LUIZ BRAZ: Sr. Presidente em exercício, Ver. Clovis Ilgenfritz; Sr. Prefeito
Municipal de Porto Alegre, Dr. Raul Pont; Sr. 1º Secretário desta Câmara, Ver.
Juarez Pinheiro; Sr. 2º Secretário,
Ver. Paulo Brum; Sras. e Srs.
Vereadores, Senhoras e Senhores todos
nos honrando muito com suas presenças
neste ato.
Prometo ser bastante breve,
porque, afinal de contas, não estou prestando contas de um trabalho que já fiz,
apenas preciso realmente me comprometer, como sempre me comprometi, com o
trabalho que vou efetuar. Em primeiro lugar, tenho que fazer um elogio à Mesa
Diretora que esteve a frente deste Legislativo no ano de 1997, com o Ver.
Clovis Ilgenfritz na Presidência, que fez um trabalho brilhante, de
modernização da Câmara Municipal. Tanto é que os meus primeiros
pronunciamentos, quando surgi como candidato do PTB à Presidência deste
Legislativo para o ano de 1998 foi exatamente no sentido de que não pretendia
reiniciar uma nova administração na Casa; e queria é que houvesse uma seqüência administrativa ao que houve no
ano de 1997 e manifestei o desejo de dar continuidade a isso neste ano de 1998.
É claro que cada administrador tem o seu jeito, a sua marca. Esta Casa já
conhece muito bem o meu trabalho, pois tive a honra de presidi-la no ano de
1994. A honra, agora, é a de retomar, e a responsabilidade é redobrada,
porque estou assumindo esta Câmara Municipal num momento muito
especial. É um momento em que parece que há uma consciência tomando conta de
todo o Brasil, de que os Legislativos precisam se fortalecer; os Legislativos
precisam de qualificação cada vez maior. Aliás, este Legislativo tem servido de
exemplo para os legislativos de todo o País, por todo o trabalho que existe
aqui. Mas assim mesmo, com toda a qualidade que temos na composição deste
Legislativo, os trinta e três Vereadores, realmente, merecem todo o respeito da
sociedade, porque trabalham bastante em prol dessa sociedade. Mesmo assim,
ainda precisamos realizar muito para que, possamos colocá-lo à altura dos demais
Poderes, a fim de que a democracia se cumpra. Não podemos entender que haja
democracia com Poderes díspares,
com Poderes com forças diferenciadas. Temos, em todo o País, aliás, é um
fenômeno no Brasil, registrado em muitos outros países, onde há - até pela
história daqueles que estão à frente desses executivos - executivos muito
fortes e legislativos que ainda dependem de muito trabalho para chegar a se
equilibrar, em força, com esses executivos. O trabalho de todos nós é
exatamente para que, com uma qualificação da Casa, nós possamos fortalecer este
Legislativo para que este Legislativo
sirva de exemplo aos demais a
fim de que possamos ter, talvez não devolvido, mas iniciado um processo de democracia e penso que podemos contribuir
muito para que isso aconteça.
O que quero à frente deste
Legislativo, com a nova Mesa Diretora, é poder trabalhar para aproximar cada
vez mais este Legislativo das comunidades, para que possam trabalhar conosco,
não em divergência, e que possamos
expressar os reais sentimentos da
sociedade, da qual somos os
representantes e temos que estar consultando-a constantemente, temos que estar
em contato com ela, a fim de que os nossos atos, as nossas atitudes e tudo que
fizermos aqui seja chancelado por este povo que nos colocou aqui para
representá-lo.
É isso que vou realizar; é
isso que vou fazer: trabalhar juntamente com todos os Senhores; trabalhar com todas as lideranças da Casa,
com todos os Vereadores que dignificam o seu mandato e este Legislativo, todos
estes Vereadores que já demonstraram o quanto podem, o quanto sabem, o quanto
têm de qualidade para que possamos fazer juntos, realmente, um bom ano de 1998.
Eu já disse, em 1994, e
volto a repeti-lo: eu não sou um Presidente que vai dirigir este Legislativo
apenas em nome de um partido político; quero dirigir este Legislativo em nome
de todos Vereadores, em nome de toda a sociedade. E vou-me manter à frente
deste Legislativo tentando fazer com que todos as decisões sejam favoráveis
à sociedade, vou fazer com que Porto Alegre
possa ganhar com a minha administração juntamente com a Mesa Diretora.
Com relação ao Sr. Prefeito
Municipal, eu já declarei inclusive para emissoras que vieram me entrevistar,
que eu fazia questão de realizar um trabalho muito próximo com o Executivo
Municipal, porque acredito que não sou
mais agora o Líder da Bancada do PTB, fazendo um trabalho de Plenário de
oposição, obrigação que tive durante o ano de 1997. Esta honra que tive vou transferir para a Vera. Sônia Santos, sou
agora representante do Legislativo Municipal e, nessa condição, quero trabalhar
muito junto com o Sr. Prefeito Municipal para que possamos fazer um ano para
Porto Alegre melhor que todos os anos, contando com a participação de todos os
Vereadores e contando com a força e
sabedoria do Executivo Municipal.
Agradeço a todos os Vereadores que, mais uma vez,
confiaram em mim, através do acordo, ou através das amizades, ou através de
simpatia, mas confiaram em mim. Podem ficar descansados porque estaremos, da
melhor forma possível, representando-os na Presidência da Câmara Municipal para
que este Legislativo possa se orgulhar do trabalho que executa em prol
da sociedade. Muito obrigado a todos.
Agradeço, mais uma vez, todos que vieram aqui nesta Casa prestigiar
este momento de transição. Peço aos senhores que continuem permanecendo aqui para ouvir as idéias, aquilo que pensa a Câmara Municipal da sua Cidade,
a sua nova Mesa, o Sr. Prefeito
Municipal e as Lideranças.
Juntos, se Deus quiser,
teremos um ano muito bom. Muito obrigado. (Palmas.)
(Não revisto pelo orador.)
O SR. PRESIDENTE (Luiz Braz): Está com a palavra o Sr. Prefeito Municipal de
Porto Alegre, Raul Pont.
O SR. RAUL PONT: Sr. Presidente, Ver. Luiz Braz, no seu nome saúdo toda a Mesa que se
renova nesta Sessão Legislativa e também saúdo o ex-Presidente Ver. Clovis
Ilgenfritz e toda a Mesa Diretora, que termina o seu mandato neste momento e
que desenvolveu um profícuo trabalho ao
longo do ano que passou, seja no que diz respeito ao funcionamento do
Poder Legislativo, seja nas melhorias sensíveis no funcionamento material da
Casa. Cumprimento todos os nobres Vereadores e autoridades já nominadas pelo
protocolo e todos os cidadãos que prestigiam com a sua presença a posse da nova
Mesa Diretora do Poder Legislativo.
A nossa Cidade se orgulha de
ter um Poder Legislativo atuante, presente. Esta Casa tem revelado uma presença
significativa em todos os momentos, seja nos trabalhos legislativos, seja nos
grandes debates que a nossa Cidade e o Estado enfrentam. Julgo que vá continuar
dessa forma.
O Ver. Luiz Braz tem
experiência acumulada de já ter exercido a Presidência desta Casa em outro
momento e confiamos que a relação que se estabelece entre o Poder Legislativo e
o Poder Executivo vá continuar de forma respeitosa, transparente e democrática,
como tem ocorrido ao longo destes anos.
Sabemos que é da essência do
regime democrático a divergência, e
dele não faz parte a constante e
permanente unanimidade. Portanto, temos que trabalhar as divergências ocasionais
que existam entre os Poderes na medida em que é essa a relação que estabelece o
contraditório que ausculta o conjunto da população e que faz desse processo uma
formação de consenso, de maiorias construídas, avançar o regime democrático.
Queremos saudar neste momento
e desejar à nova Mesa Diretora o maior êxito nos seus trabalhos e, de nossa parte, estaremos, também,
continuando mais este ano de governo fornecendo todas as informações, todos os
dados, todos os elementos necessários para a função legislativa. Nós sabemos
que 98 será um ano bastante difícil para todos nós, bastante difícil para o
povo brasileiro porque o conjunto de medidas que estão em vigor, neste momento,
apontam para uma situação de maior dificuldade na atividade econômica, de maior
recessão e, portanto, de maiores dificuldades para os assalariados, para os
aposentados, para os pequenos produtores do nosso País; mas 98 será também um
ano de grandes embates, de grandes disputas políticas que marcam o regime
democrático. Eu tenho certeza de que a Câmara de Vereadores de Porto Alegre
estará totalmente integrada nesse debate, fazendo desta Casa um instrumento de
pulsação e de expressão das várias opiniões e dos vários enfoques que compõem a
nossa sociedade. Os municípios vêm pagando um preço muito alto nesse processo,
as medidas recentemente editadas têm, na sua essência, além do caráter
recessivo, uma sensível transferência de renda, transferência de receita dos municípios e dos estados ao
Governo Federal. Esta tarefa de defesa do pacto federativo, a tarefa de defesa
dos interesses municipais não é apenas do Poder Executivo, mas é também dos
Vereadores. O pacto federativo no País está agredido e essa agressão fará com
que, ao longo deste ano, milhões de reais sejam transferidos, de propriedade
dos municípios, à União, em especial,
ao Governo Federal e, conseqüentemente, isso virá em prejuízo dos investimentos
da Cidade e das melhores condições que teríamos para prestar serviços e atender
às demandas da nossa população. Eu espero que a Câmara de Vereadores esteja
junto conosco, como já esteve em outras oportunidades, para o enfrentamento
e modificação desse quadro. Quero,
Presidente Luiz Braz, desejar ao nobre Vereador e a toda a sua Diretoria, a
toda Mesa Diretora da Casa o melhor êxito em mais um ano. Por fim, quero
cumprimentar a Câmara de Vereadores por ter desenvolvido um processo exemplar
de respeito à proporcionalidade, de respeito ao rodízio das várias posições no
comando da Casa, Parlamento de nossa Cidade.
Este é o método que foi adotado neste Legislativo e honra a todos nós o compromisso democrático que foi assumido
neste processo. Boa gestão aos Senhores Parlamentares. Muito obrigado.
(Palmas.)
(Não revisto pelo orador.)
O SR. PRESIDENTE: O Ver. João Dib está com a palavra para uma Comunicação de Líder.
O SR. JOÃO DIB: Ver. Luiz Braz, Presidente eleito e empossado da Câmara Municipal de
Porto Alegre; Sr. Prefeito Raul Pont, Prefeito de todos os porto-alegrenses;
Ver. Clovis Ilgenfritz, 1º Vice-Presidente e que deixa a Presidência nesta tarde;
Srs. Vereadores; meus Senhores e minhas Senhoras. Para mim e para a minha
Bancada hoje é o primeiro dia de
trabalho na atual Sessão Legislativa. E quem trabalha acompanha os pronunciamentos e os documentos da Casa.
Eu ouvi o belíssimo discurso
do Presidente Ver. Luiz Braz e vou citar, apenas, uma frase. "Embora Porto
Alegre apareça, para honra de todos nós, nos últimos governos municipais como a
Capital de melhor qualidade de vida do País..." Eu entenderia essa
afirmativa se fosse incluído o meu mandato de Prefeito, quando, por três vezes,
ganhamos o título "Melhor Qualidade de Vida" das capitais brasileiras. Eu entenderia se
fossem colocadas as Administrações Guilherme Socias Villela e Telmo Thompson
Flores. Eu entenderia se ouvisse dizer que o Prefeito Leonel Brizola, há 41
anos, trouxe para Porto Alegre, pela
primeira vez eu vi - pode ser que antes tivesse também - o título de “Capital de Melhor Qualidade de
Vida”. Eu gosto das coisas feitas matematicamente e com
justiça, até porque, nos últimos anos,
nobre Presidente e nobre Prefeito,
se a comemoração foi tamanha por receber o título de "Capital de
Melhor Qualidade de Vida", eu
imagino que nos outros sete tenha
havido a mesma coisa. Sr. Presidente e
Srs. Vereadores, hoje é um dia de
trabalho, trabalho festivo, sim, porque elegemos democraticamente, com apoio
e abstenções, a Mesa da Câmara, que há
de dirigir os trabalhos desta coletividade que representa a totalidade dos porto-alegrenses. A Câmara
é a síntese democrática de todos os cidadãos porto-alegrenses, representamos
100% dos cidadãos e devemos fazê-lo muito bem. Como eu disse, é um dia de trabalho, o primeiro
Requerimento, creio eu, desta Sessão Legislativa, já foi encaminhado e eu quero
ver da legalidade, do acerto do Decreto 11.880, editado em 30 de dezembro,
sobre o IPTU, sobre a planta de valores. A minha mesa está cheia de papéis
e eu pensava que, depois da eleição, iríamos começar um trabalho extenso e intenso, já vinha preparado para discutir a Pista de Eventos,
o Processo 05/95 ainda está nesta Casa, o Prefeito ainda não o retirou e, nesse Processo, a Prefeitura pedia
autorização para, em alternativa, construir a Pista de Evento no chamado estacionamento do MAPA, parecendo não entender que o estacionamento é parte do Parque Marinha do Brasil e, se no
passado, precisou pedir autorização, continua havendo a necessidade de um
pedido de autorização hoje. Já estava preparado com a minha Bancada, todos
documentados, todos tranqüilos, todos prontos, com um entusiasmo tremendo para
trabalhar, mas vamos começar apenas na quarta-feira pela manhã. Sr. Presidente, a minha Bancada tem a
tranqüilidade de dizer que tem certeza
que V. Exa. fará uma boa administração na Casa, tendo em vista o seu passado de
Presidente, no ano de 94, quando as decisões foram sempre tomadas com a
presença das Lideranças, antes mesmo que fosse instituído o Colégio de Líderes,
pelo qual tanto lutou o Ver. Pedro Américo Leal. Eu tenho certeza de que esse
bom relacionamento há de continuar da mesma maneira.
Ao Ver. Clovis Ilgenfritz eu
quero dizer da minha grata satisfação em vê-lo como um excelente Presidente.
Ele me surpreendeu de uma maneira gratificante. Ele conduziu a Casa como
Presidente: foi isento, foi justo, foi correto e deve servir de exemplo para
muita gente. Saúde e paz! Muito obrigado. (Palmas.)
(Não revisto pelo orador.)
O SR. PRESIDENTE: Comunicamos ao Ver. João Dib que estamos recebendo o seu Requerimento e
deferindo-o, a fim de que a Auditoria da Casa possa se manifestar.
A Vera. Maria do Rosário
está com a palavra, em Comunicação de Líder.
A SRA. MARIA DO ROSÁRIO: Sr. Presidente; Sr. Prefeito Municipal Raul Pont;
Sr. 1º Vice-Presidente da Casa, que hoje entregou o seu mandato, Clovis
Ilgenfritz; Srs. Vereadores; queremos, em nome da Bancada do PT, saudar a Mesa
Diretora que assume os trabalhos, e saudar também a todos os Vereadores que
hoje encerraram a jornada de trabalho de um ano em que a Câmara Municipal de
Porto Alegre desenvolveu muito bem as suas atividades. Conseguimos estar mais
presentes na comunidade; conseguimos, através da TV Câmara, nos relacionar mais
diretamente com a sociedade; conseguimos ter transparência, que é fundamental
para um poder Legislativo. E o que desejamos do fundo do coração é que a gestão
que tem pela frente o Ver. Luiz Braz seja plena de êxito, como foi - assim consideramos -, durante 1997, plena de êxito a
gestão do nosso companheiro Clovis Ilgenfritz. É a vitória de uma composição
política que tem como princípio a pluralidade, é a vitória de uma composição
política entre partidos, que têm a palavra afirmada de que a Câmara estará
voltada, fundamentalmente, aos interesses da sociedade.
Quero destacar o quanto nós
avançamos no sentido da proporcionalidade entre as Bancadas e da tarefa fundamental
que temos de, permanentemente, conseguirmos fazer avançar o Poder Legislativo
no sentido de ele se agilizar cada vez mais e, mais ainda, conseguirmos
interpretar os anseios do nosso povo.
Nós assumimos, no dia de
hoje, a Liderança da Bancada do Partido dos Trabalhadores, o que é para nós um
motivo de muito orgulho, de absoluta honra. A nossa Bancada, de onze
Vereadores, nas tarefas que estaremos exercendo nesta Casa - na Mesa Diretora,
através dos companheiros Juarez Pinheiro e Clovis Ilgenfritz; na direção das
Comissões, através dos companheiros Renato Guimarães, Adeli Sell e Décio
Schauren, e em todas as funções em que teremos companheiros na Vice-Liderança -
estaremos exercendo a representação da Administração Popular nesta Casa,
estaremos exercendo a tarefa do diálogo, o que, permanentemente, fizemos em
1997, através da interlocução e tendo à frente o nosso companheiro Gerson
Almeida.
Queremos destacar que a
nossa tarefa de representação da Administração Popular é, justamente, a de
trazermos para dentro desta Casa o que marca a Administração Popular de Porto
Alegre, a gestão do nosso companheiro Prefeito Raul Pont e do Vice-Prefeito
José Fortunati, um trabalho de continuidade das gestões de Olívio Dutra e Tarso
Genro, um trabalho realizador. Porque, neste momento difícil para os
municípios, no momento em que os municípios sofrem por conta do corte brusco de
recursos em todas as áreas, no momento em que os recursos se concentram ainda
mais no Governo Federal, no momento em que, para nós, no âmbito dos municípios,
são repassadas inúmeras responsabilidades nas áreas da saúde, da educação e, em
particular, da assistência social, nós conseguimos, em Porto Alegre, manter a
nossa marca de representantes de um governo realizador, de um governo que tem
projetos, que tem propostas e que consegue mostrar, exatamente, o que é a
inversão de prioridades, que consegue mostrar, exatamente que a sua tarefa fundamental é melhorar a
vida de cada cidadão onde ele se encontra, desde àquele que mora nas vilas
populares, através da sua participação direta, através do Orçamento
Participativo, através da vida permanente que esta Cidade tem. E Porto Alegre
tem essas marcas. Porto Alegre é uma Cidade democrática, é uma Cidade viva,
Porto Alegre é uma Cidade que convive com a democracia e a transparência. E que
exige ainda mais, cada vez mais, que a população participe em todas as
deliberações sobre os rumos da cidade. Nossa Administração Popular é de nossa
responsabilidade, como Bancada do Partido dos Trabalhadores, Bancada desse
Governo, aqui nesta Câmara Municipal.
Concluo, Sr. Presidente,
dizendo que a nossa gestão à frente do PT terá, assim como foi a gestão do
companheiro Gerson Almeida, a marca do diálogo, a marca da defesa daqueles que
são excluídos, daqueles que são despossuídos, daqueles que hoje buscam emprego,
daqueles que buscam realmente melhorar de vida. Todos os partidos desta Casa,
todas as Lideranças, que saudamos neste momento, podem contar com o nosso
trabalho firme, dedicado, no sentido de que esta Câmara permaneça sendo o que
ela é para toda a sociedade, para toda Porto Alegre, para o Rio Grande, para
todo o País, um lugar onde a democracia existe, onde o pluralismo existe e
onde, enfim, a transparência das relações se faz permanentemente. Muito
obrigada.
(Não revisto pela oradora.)
O SR. PRESIDENTE: A Vera. Sônia Santos está com a palavra, em Liderança.
A SRA. SÔNIA SANTOS: Nas pessoas do Sr. Prefeito Raul Pont, e do
Presidente desta Casa, Ver. Luiz Braz, eu saúdo as demais autoridades,
componentes da Mesa, Srs. Vereadores, Senhoras e Senhores. Thomás Carlile diz
que "10 homens, unidos num mesmo ideal, seriam capaz de fazer o que 10
mil, separadamente, nunca fariam". E aqui
nós temos um exemplo concreto de que, unidos num mesmo ideal, superamos
barreiras, conquistamos vitórias para construirmos uma cidade melhor.
Eu gostaria de, uma forma muito especial, parabenizar, o Ver.
Clovis Ilgenfritz pela atuação
brilhante no seu ano de gestão, que contou com a participação de sua Mesa
Diretora, com apoio qualificado do seu quadro de funcionários, que o ajudaram o
firmar os trabalhos desta Casa Legislativa. O PTB mais uma vez faz história.
Faz história na pessoa do Ver. Luiz Braz que, pela segunda vez, preside esta
Câmara, pois grandes homens se devem às suas obras, e as obras do Ver. Luiz
Braz têm reconhecimento da sociedade do Rio Grande do Sul, que o nomeou gaúcho
honorário.
Que o Presidente Luiz Braz e sua mesa Diretora,
com seu trabalho e suas ações, possam contribuir para que tenhamos uma
sociedade mais digna e mais justa. Muito obrigada. (Palmas.)
(Não revisto pela oradora.)
O SR. PRESIDENTE: O Ver. Carlos Garcia está com a palavra, em Liderança.
O SR. CARLOS GARCIA: Sr. Presidente, Sr. Prefeito, Caros Vereadores e
público em geral que assiste esta Sessão. Em primeiro lugar, parabenizamos o
Presidente que está deixando o cargo, o Ver. Clovis Ilgenfritz, pelo brilhante
trabalho que fez nesta Casa, no qual tivemos a oportunidade de participar,
sendo também o nosso primeiro ano de mandato. Desejamos ao Ver. Luiz Braz e a
nova Mesa Diretora, sucesso, êxito e muito trabalho. Temos a plena convicção,
pelo mesmo espírito que tem norteado esta Casa, o espírito do diálogo, de que o
seu trabalho será repleto de êxito, pois o trabalho é a sua marca e a dos demais
companheiros. O PSB, neste ano de 1998, vai continuar com a mesma posição que
manteve em 1997, mantendo a sua independência, pensando sempre nos cidadãos
desta Cidade, pois esse é o motivo pelo qual estamos nesta Casa.
Este ano será um ano todo
especial; um ano de lutas e dificuldades, mas, ao mesmo tempo, será um ano de
eleições. A cada ano de eleição surge a oportunidade de o povo poder escolher
os seus representantes. É nesse espírito que o PSB vai-se engajar, juntamente
com os demais partidos de esquerda, buscando, realmente, uma melhor opção de
qualidade de vida do povo do Rio Grande do Sul e do Brasil.
Desejamos ao povo da nossa
Cidade melhores dias; ao mesmo tempo, que a nossa população também possa sonhar
em buscar a utopia de uma sociedade mais justa, mais harmoniosa e mais
fraterna. Esperamos que Nosso Senhor possa sempre nos iluminar. Muito obrigado.
(Não revisto pelo orador.)
O SR. PRESIDENTE: O Ver. Nereu D 'Ávila está com a palavra e comunica também que na
Vice-Liderança da Bancada do PDT está o Ver. Pedro Ruas.
O SR. NEREU D' ÁVILA : Sr. Presidente, Sr. Prefeito Municipal, Srs.
Vereadores, Sras. Vereadoras, Senhores Visitantes que nos honram com as suas
presenças. Em primeiro lugar, desejo dizer, em nome da Bancada do PDT, que de
nossa parte nos sentimos muito gratificados com a gestão do nobre Ver. Clovis
Ilgenfritz na Presidência desta Casa em 1997. Já o disse, quando S. Exa. se
despedia, e não há problema em repeti-lo hoje.
Em segundo lugar, queremos
saudar a nova Mesa que se apresenta hoje na Liderança do Ver. Luiz Braz que,
temos certeza, repetindo a gestão de 94, saberá, junto conosco e
democraticamente, dirigir esta Casa no
ano de 98.
Em terceiro lugar, saudamos
a presença nesta Casa, embora
protocolar, mas que muito nos satisfaz, porque
prestigia a nossa Sessão inicial do ano de 98, do Prefeito Raul Pont.
Em quarto lugar, repetimos
aquilo que outros Vereadores já o fizeram e, também, temos feito registro da
atuação desta Casa. Costumo dizer,
tomara que nunca me equivoque, nunca seja banido nesta frase que cunhei: de que
os porto-alegrenses não têm por que não se honrar da sua Câmara Municipal. Esta
Câmara nunca fez por desmerecer a confiança de todos os porto-alegrenses.
Erros, ao longo do caminho, fazem parte da natureza humana. A Instituição -
como instituição fez todos os reparos
dos erros cometidos ao longo do caminho, na medida da grandeza de seus homens
e mulheres. Portanto, os erros não
foram da instituição, mas, sim, dos homens que a compõem, porque é natural,
porque são humanos. Finalmente, gostaria de acentuar que este ano de 98 é um
ano de rara importância no conserto da atuação política dos brasileiros, em
relação ao destino do seu País. Estará em nossas mãos, nas mãos do povo brasileiro e de nós, representantes, mudar,
ou não mudar, o destino que neste momento está sendo direcionado neste País.
Então, teremos a
oportunidade de, num processo democrático, penosamente conseguido, com lutas
incessantes, mortes, sacrifícios, traumas, cassações e que, finalmente,
colocaram-nos diante da democracia, tal qual ela é: em seus contraditórios, nas
suas dissenções, até em suas contradições. Mas soberba, grande, absolutamente
ao nosso alcance. Regozijamo-nos por viver a plenitude democrática hoje, neste
País.
Então, nós, políticos,
representantes, estejamos à altura dessa responsabilidade e junto com o próprio
povo, saibamos dirimir e colocar, se pudermos, o nosso País nos seus
verdadeiros trilhos. Para isso, vamos começar, a partir de hoje, um constante e
incessante diálogo com nossos
concidadãos e concidadãs, para que não tenhamos sobressaltos nas eleições de
outubro, para que possamos eleger representantes que retirem o povo das suas angústias, do seu desemprego, das suas
vicissitudes, que cada vez se acentuam mais. Então, é uma oportunidade ímpar
para dizermos a que viemos, o que estamos fazendo, por que fomos colocados no
parlamento e qual é a nossa responsabilidade
Por isso este ano se
agiganta, porque é o ano do processo democrático. Espero que estejamos,
novamente, à altura de nossos concidadãos e não traiamos a sua confiança.
Feliz 98 para todos as
Senhoras e os Senhores aqui presentes. Muito obrigado.
(Não revisto pelo orador.)
O SR. PRESIDENTE: A Vera.. Clênia Maranhão está com a palavra pelo PMDB.
A SRA. CLÊNIA MARANHÃO: Exmo. Sr. Prefeito Municipal de Porto Alegre, Raul
Pont; Exmo. Sr. ex-Presidente desta Casa, Clovis Ilgenfritz, que hoje encerra o
seu mandato; Exmo. Sr. Ver. Luiz Braz, que hoje inicia esta nova tarefa de sua
vida política, e a nova Mesa eleita nesta Sessão; Sras. e Srs. Vereadores,
porto-alegrenses que acompanham nesta tarde a renovação da direção dos
trabalhos da Câmara Municipal de Porto Alegre. Eu queria, inicialmente, saudar
a nova Mesa Diretora, através do seu Presidente Ver. Luiz Braz, e desejar todo
sucesso na gestão que hoje os Exmos. Vereadores da Mesa iniciam.
É importante lembrarmos,
mais uma vez, que além da renovação da
Mesa Diretora há também a renovação de alguns cargos das Comissões técnicas,
que são instâncias fundamentais do parlamento porque dão o suporte técnico, o
suporte que traz ao Plenário as decisões políticas, respaldadas nos trabalhos
diários feitos pelas Comissões técnicas da Casa.
Quero saudar os novos líderes partidários, esperando que a relação
política em todas as Bancadas construa um patamar cada vez melhor da política
da nossa Cidade e que possamos, todos enquanto Vereadores, representantes da
população, cumprirmos o nosso papel, desempenharmos o nosso trabalho, com toda
a responsabilidade que nos é delegada pelos homens e mulheres desta Cidade.
Nós, Vereadores de Porto Alegre, Vereadores da Capital de um Estado tão
importante como é o Rio Grande do Sul, temos, além da responsabilidade inerente
que nos é delegada pelo voto popular, a responsabilidade também de sermos Vereadores
e Vereadoras de uma Capital que tem sido
o expoente político no cenário brasileiro. Esta é a Capital de um Estado
que tem se pautado nos últimos anos por um amplo processo de crescimento, por
um amplo processo de desenvolvimento e de ampliação do seu parque industrial,
apesar de todas as dificuldades econômicas que o Brasil tem vivido, apesar de
todo o processo de recessão mundial e que temos acompanhado. E, muitas vezes,
somos atingidos por processos que, para nós, estão tão distantes, como a quebra
da Bolsa, especulações financeiras, e que hoje sabemos que influem diretamente
no bolso, no cotidiano da vida de todos nós cidadãos e consumidores. E nós,
porto-alegrenses, nós Vereadores representantes desta população, temos que
construir cada vez mais uma política que seja capaz de resgatar as verdadeiras
necessidades da população de Porto Alegre. Devemos ter a responsabilidade de
fazer com que a nossa Câmara, que tem uma brilhante história de um passado
político, venha cada vez mais se consolidar com a construção de uma política
democrática, de uma política representativa dos interesses da população da
nossa Cidade, mas que esteja em consonância com a tendência que o nosso Estado
tem vivido, que é uma tendência de desenvolvimento na qual Porto Alegre tem um
papel fundamental.
Por isso tenho certeza de que o desempenho da Câmara
Municipal de Porto Alegre será completamente em consonância com os interesses
da nossa Cidade, com os interesses de todos os porto-alegrenses e, também,
servindo de exemplo para os interesses de todo o Estado do Rio Grande do Sul.
Agindo assim, nós, Vereadores, estaremos dando a nossa contribuição de
políticos, de Vereadores, mas, principalmente, a nossa contribuição de
cidadãos, colocando os interesses da população acima dos interesses das siglas,
de quaisquer interesse menores, porque somos representantes do conjunto do povo
desta Cidade.
Quero dizer que isso será a
pauta do nosso trabalho, a diretriz que vai guiar os caminhos da nossa Câmara,
e desejar ao Ver. Luiz Braz e a todos os Vereadores eleitos nesta tarde
felicidades, sucesso no seu trabalho e um feliz Ano Novo para todos os que
acompanham a nossa Sessão e para toda a população. Muito obrigada. (Palmas.)
(Não revisto pela oradora.)
O SR. PRESIDENTE: Nós queremos agradecer mais
uma vez a presença do Prefeito Municipal que, apesar de todos os seus
compromissos, permaneceu na nossa Sessão durante todo o tempo. Muito obrigado.
Quero agradecer a todos que
vieram ao nosso Legislativo para prestigiar a posse da nova Mesa. Muito
obrigado a todos.
Aos Srs. Vereadores uma
convocação para que todos estejam presentes na posse na quarta-feira, às
9h30min, na Reunião da Comissão Representativa.
O Ver. Clovis Ilgenfritz tem
mais um recado a dar.
O SR. CLOVIS ILGENFRITZ: Quero comunicar que o Diretor-Geral pegou a
assinatura dos membros da Mesa para a última Resolução, que foi a criação do
Coral da Câmara Municipal, que acredito ser
motivo de orgulho para todos nós.
O SR. PRESIDENTE: Muito obrigado e que Deus nos ajude!
Estão encerrados os
trabalhos.
(Encerra-se a Sessão às
18h06min.)
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